Uma Olhar sobre Gibran Khalil Gibran e Antoun Saadeh
O poeta Gibran Khalil Gibran 6 de janeiro de 1883- 10 de abril de 1931
Gostaria de levar ao conhecimeto de vossa senhria que o poeta filosofico Gebran Khalil Gebran e o sociologo e filosofo Antoun Saadeh São da mesma nacao e da mesma patria que se chamava antigamente : ( ARAM )- A mesma terra e mesma nação onde nasceu , viveu e lançou o senhor Jesus Cristo seus ensinamentos na lingua aramaica e onde também foi crucificado .
A palavra (ARAM) significa encruzilhada central onde há o ponto essencial de sinalização para os quatro direções do planeta terra
A palavra (ARAM) significa encruzilhada central onde há o ponto essencial de sinalização para os quatro direções do planeta terra .
(ARAM) significava o lugar de destinação pela qual , além de chegar ao destino desejado , podemos também descobrir e saber o caminho certo e correto para outros lugares novos que podem existir na planeta terra.
Após o aparecimento de Senhor Jesus Cristo com seus ensinamentos humanos e avançados , o nome da terra geografica ( ARAM) foi alterado , ganhou outro nome pelo Senhor Jesus Cristo e tornou-se ( SIRIA ) que significa ( LUZ ), isto é derivado dos ensinamentos Novos de Senhor Jesus Cristo .
Assim arescentando além das direções dos quatro lados do planeta terra mais uma direção nova para cima , para o Ceu para combinar com a frase eterna de Jesus Cristo que disse : ( Eu vim como luz a fim de iluminar o caminho dos errantes ).
O verdadeiro significado da palavra ( SIRIA ) é (LUZ) e o verdadeiro significado da palavra ( SIRIO) é iluminado e guiado pela luz de Ensinamentos de Jesus Cristo.
Isto significa que a mensagem de Jesus Cristo visou iluminar as mentes e os coracoes de todos os humanos neste mundo com a mensagem da Luz que significa ( SIRIA ) que é caracterizada pelas mais altas virtudes de misericordia , amor , paz e civilização . Jesus apareceu neste mundo como um conjunto ou contexto de altos valores formados de Fonte de luz , virtudes vividas e boas ações que são os pilares da mensagem Síria e os praticantes Sírios , isto é a lucidez e os lúcidos
Jesus apareceu neste mundo como um conjunto ou contexto de altos valores formados da Fonte de luz , de virtudes humanas vividas e de boas ações que são os pilares da mensagem Síria do Jesus e os princípios dos praticantes de tais virtudes Sírias , isto é a verdadeira lucidez e os verdadeiros lúcidos
Esses são as pais de Gibran Khalil Gibran e de Antoun Saadeh que morreram e que são as gerações da civilização humana desde a época da Suméria até os dias de hoje.
Esta é a Síria de Gibran Khalil Gibran e de Antoun Saadeh : Um ambiente geográfico natural distinto no coração do planeta terra e uma nação civilizada distinta e criativa, que deu ao mundo os princípios da ciência, conhecimento , arte e virtudes para estabelecer uma vida humana melhor baseada no amor , misericórdia , verdade , justiça e respeito de direitos de todos os povos .
E por tudo isso Antoun Saadeh disse :” Essa é a verdadeira Síria onde surgiu o primeiro raio dos cânones civilizados abraçados pelos seres humanos como meios do progresso, e a partir dela começou a estender aquele raio em todas as direções do mundo onde tal raio foi tomado como exemplo pelos intelectuais, para suas criações e acrescentaram as produções e invenções necessárias para uma vida melhor. E seguem nessa missão até nosso tempo, atuando sob aquele farol civilizacional. ”
No inicio de aparecimento de Jesus Cristo ele falava aramaico . Após o lançamento de seus Ensinamentos , a lingua tornou-se (Lingua Siria) e a patria de Jesus ( ARAM) ficou denominada ( Siria ) que ocupa todo o territorio estendido da Fronteira de Asia Menor ( Atualmente Turquia) na parte norte até o Canal Suez e Mar Vermelho que fazem fronteiras com o Egito e Penisula Arabica . estende-se também das fronteiras de Iran na parte Leste até o Mar medeterranio no Oeste , incluindo a Ilha de Chipre situada nas costa da Siria “. e alem
Como foi mencionado na enciclopedia : ” A Primeira Guerra Mundial trouxe consigo o fim do Império Otomano e, as potências ocupantes Britanicas e Francesas decidiram controlar todo este vasto território e posteriormente dividirem a patria Siria que se tornou varias patrias e o povo Sirio que se tornou varios povos como ( Sirios , Libaneses , Iraquianos , Jurdanianos , Palestinos , Kwaitianos e povo da Ilha de Chipre
Assim foi citado na enciclopedia :
” As divisões previamente estipuladas pelo Acordo Sykes-Picot elaborado ainda em tempo de guerra foram alteradas em San Remo. ”
Sobre as divisioes mencionadas , Gibran Khalil gebram escreveu seu famoso artigo :
” Meus pais morreram “que disse :
“ Meus pais morrerem , e estou sozinho vivo , chorando , sofrendo , sustentando na minha solidão e isolamento minha desgraça .
Meus pais morreream e minha vida se tornou , depois deles, uma parte daquela desgraça que me atacou.
Eu prefereria que todo o meu povo morresse , revoltando-se contra os governos tiranicos , pois a morte em defesa da liberdade e da vida digna é mais digna e honesta do que a vida nas sombras da rendição e escravidão
O meus compatriotas Sirios , meus e vossos pais morreram . O que podemos fazer para salvar aqueles que ainda nao morreram :! “
Em uma exposição com os primeiros trabalhos de Gibran despertou o interesse de Mary Haskell, diretora de uma escola americana, que lhe ofereceu um curso de artes em Paris escreveu em seu diário em junho de 1911:
. (A Síria está se tornando cada vez mais uma amadora séria e ativa para Gibran Khalil Gibran , e acredito que a partir de agora Gibran Khalil Gibran não descansará no que está fazendo por ela, e criará uma escola que diga o que sua alma diz que a vida será morta quando a Síria morrer)
Gibran Khalil Gibran escreveu em sua carta, em 1914 , a Mary Haskell, após a divisão executadas pelas potencias Americanas , Inglesas e francesas o seguinte :
“ Se minha morte pudesse realizar um grande feito pela Síria, então que a Síria levasse a minha vida. ”
E escreveu em outra carta a ela também :
“Se eu acho que meu sangue pode ajudar a salvar a Síria do que ela , nesta época, está sofrendo, eu nunca hesito, uma só instante , sem sacrificar meu sangue para salvá-la “.
Gibran escreveu também a Mary Haskell sobre a situação miserável da Síria em consequência das divisões impostas pelas grandes potencias dizendo :
( Oh, Mary ! , oh Mary, que país infeliz é a Síria! , e que infelizes são os filhos da Síria.
Eles sofrerem muito e suportaram tanto tempo dores e dores e tanto tempo que se tornou dor, dor terrível, uma segunda natureza para eles .
Eu olho para a Síria neste momento, através de uma olhar apaixonada do filho sobre sua mãe doente, com duas enormes doenças , a doença da imitação e a doença de tradições
Eu não sou patriota fanático , Mary, mas meu coração está queimando, sofrendo e chorando pela Síria
O destino foi duro de mais com ela na maior parte do tempo.
Ah, foi muito duro. Muito duro . Os deuses da síria estão mortos, e seus filhos a deixaram, para procurar alimento em lugares remotos, e a maioria de suas filhas estão mudas e cegas, e ainda assim a Síria está viva, viva, Isso é muito doloroso para mim, porque ela está viva no meio de sua miséria . )
Logo depois , Gebran Khal Gebran fundou uma associacao Siria chamada : ( liga dos dedos de ouro ) para costurar o que foi rasgadodo na Siria a fim de unificar o povo Sirio e manter a unidade da patria , mas infelizmente ele morreu em Nova yorque antes de alcançar seu objetivo .
O Sociólogo e Filosofo Antoun Saadeh1o. de março 1904- 8 de julho 1949
Mas o apelo de Gibran Khalil Gibran a seus compatriotas sírios não foi em vão e o sociólogo e filosofo Antoun Saadeh , em Sao Paulo – Brasil ouviu o apelo e escreveu um famoso texto que disse :
” Saudações à minha pátria “
Profundas saudações à minha pátria se ainda está viva. Profundas saudações à minha pátria se ela já foi morta Profundas saudações aos meus pais se ainda estão vivos. Profundas saudações aos meus pais se eles foram mortos. Você e eu, meu irmão, deixamos nossa pátria e nossos país e emigramos para ajudar nossos pais e dignificar a nossa pátria. O que aconteceu , meu irmão, para que a emigração estabelecesse um muro tão sólido e tão duro entre nós? Nem você está comigo, nem eu estou contigo. Nem você sente os meus sofrimentos, nem eu sinto os teus. Nossa pátria foi escravizada e se tornou morta e você, meu irmão, sempre correndo sem olhar para trás, nem para a pátria e nem para os pais. Será que o amor que você tinha no coração se transformou em ódio e o patriotismo se tornou egoísmo deixando você desinteressado pela pátria e pelos pais?
Faça o que quiser,meu irmão, mas eu vou ficar fiel até o fim da minha vida à minha pátria e aos meus pais, sejam vivos ou mortos.
Minha decisão de retornar à minha pátria é definitiva, pois ela me necessita e eu a necessito. A minha pátria está me chamando. O meu povo está me esperando. Não tenho dúvida que a minha pátria levantar-se-á e ocupará o lugar que merece entre as pátrias…”.
Em São Paulo, começou Antoun Saadeh sua marcha crescendo, estudando, evoluindo, aprendendo, pensando, trabalhando, esforçando-se e lutando para fazer alguma coisa que pudesse movimentar os imigrantes sírios imigrantes honestos, a fim de salvar seus irmãos residentes na Síria, agora dividida.
Enquanto viveu no Brasil, ele estudou, além de francês e inglês, que anteriormente estudava, os idiomas: alemão, russo, português, espanhol e italiano.
Lecionou, em São Paulo, História, no Liceu São Miguel
Em1930, retornou à pátria natal e começou a lecionar o idioma alemão na Universidade Americana de Beirute que, anteriormente, chamava-se Escola Evangélica Síria.
Em 1932, fundou e liderou o movimento nacionalista- social sírio que ficou secreto até 16 de novembro de ano 1935, quando, então, o movimento se tornou conhecido e, Antoun Saadeh, entrou pela primeira vez na prisão com centenas de estudantes e partidários, sendo julgado pelo governo francês e sentenciado a seis meses por acusação de que trabalharia para a unificação da Síria geográfica, contra a vontade dos colonizadores que a dividiram para melhor poderem dominar. Naquele período ele escreveu seu livro (Gêneses das nações, volume nº 1) – formação das nações -Após seis meses, foi posto em liberdade, mas foi detido novamente no final de junho de 1936.
Dentro da prisão, escreveu o segundo volume do livro (Gêneses das nações nº 2) -formação da nação síria – mas, desta vez, o manuscrito foi confiscado na prisão e as autoridades francesas recusaram-se a devolvê-lo e continuaram recusando, até o próprio momento de devolver o manuscrito mencionado.
Antoun Saadeh, de 1935 até 1938, foi o principal líder nacionalista- Social , mas passava seu tempo na prisão ou perseguido pelas autoridades francesas que dominavam seu país naquela época.
Depois de ter sido colocado em liberdade no ano 1938, ele fundou o jornal AL-NAHDAH, ( O Renascimento) e continuou a liderar o partido até deixar o país em 1938 para organizar suas filiações ao redor do mundo, especialmente nos países europeus e americanos.
Na ausência de Antoun Saadeh, ele foi julgado à revelia e sentenciado pelas cortes francesas a vinte anos de prisão e vinte anos de exílio.
No Brasil, fundou uma filial do Partido dos Imigrantes e o jornal “Souria AL-jadidah”,que significa Nova Síria, mas foi detido em São Paulo por dois meses sob acusações dos agentes coloniais franceses, as quais foram constatadas como falsas, tendo sido comprovada a improcedência das acusações e, assim, posto em liberdade.
No entanto, as autoridades brasileiras pediram, sob pressão de governo francês, a saída dele do país o quanto antes. Ele deixou o Brasil e dirigiu-se à Argentina, onde também foi procurado em Buenos Aires por denúncia da embaixada francesa naquele país.
Como foi constatada a falsidade da nova denúncia e como não possível expatriá-lo, por motivo da segunda guerra mundial, teve ele que permanecer na Argentina até 1947.
Em 2 de março de 1947, retornou à sua pátria onde foi recebido por dezenas de milhares de partidários que chegaram a Beirute de todos os cantos e regiões da Síria geográfica: do Líbano, da Palestina, da pequena e atual Síria, da Jordânia e do Iraque. As autoridades libanesas nomeadas pelos franceses, expediram um mandado de prisão contra ele, com validade de sete meses, mas sendo revogado posteriormente.
Logo depois da sua chegada em Beirute, fundou o jornal AL-Jil AL-Jadid, (A Nova Geração.)
No escritório e no local de impressão deste jornal, ocorreu a execução de um plano orquestrado pelas autoridades libanesas, imposto pelos colonizadores, em coordenação com organização fundada pelos franceses, que o atacaram e incendiaram .
Após disso, Antoun Saadeh, dirigiu-se à Damasco,
Durante aquele tempo, uma conspiração internacional entrou em vigor, envolvendo as grandes capitais como Washington, Paris e Londres, além das capitais árabes, Beirute, Damasco, Cairo, Amã e Bagdá e, em 7 de julho de 1949, o presidente sírio Husni Al-zaim, que teve boas relações com Antoun Saadeh, traiu-o e entregou aquele grande líder às autoridades libanesas.
Antoun Saadeh foi interrogado, julgado e executado em poucas horas, sem ter chance de defesa. Foi executado por um pelotão de fuzilamento às 3.20 da madrugada de 8 de
julho de 1949.e a decisão de execução foi assinada pelo presidente e primeiro ministro do Líbano em 09/07/1949
As únicas palavras ditas por ele naquela madrugada e que foram propagadas pelos assistentes depois da execução, foram as seguintes:
“Não me importa como vou morrer, mas me importa por qual objetivo e propósito devo morrer.
Eu morrerei, mas o meu movimento e sua doutrina ficarão eternos.
Eu completei minha missão e estou assinando a execução da minha mensagem com meu sangue.
Por favor, me deixem ver como as balas sairão das armas de meus compatriotas e entrarão no meu peito.
Muito obrigado… “
Depois que Antoun Saadeh foi executado, as autoridades libanesas executarem também seis membros de seu partido, cada um de uma seita religiosa, porque o partido conseguiu abranger cidadãos de todas as seitas e regiões conhecidas na Síria geográfica. Não podemos estranhar os atos bárbaros de governo libanês naquela época, pois era um governo credenciado e imposto pelas forças estrangeiras que também perseguiram todos os talentos e gênios como o grande filósofo e internacionalmente conhecido, Gibran khalil Gibran, que também foi perseguido anteriormente pela parceria entre os colonizadores estrangeiros, eclesiásticos e feudais locais e que morreu longe da sua pátria.
Não exageraríamos se falássemos que dezenas de milhares de imigrantes espalhados pelo mundo inteiro foram perseguidos porque eram simpatizantes das idéias de Gibran Khalil Gibran e Antoun Saadeh
Encaminho lhe a frase seguinte sobre a doutrina de Antoun Saadeh :
” Os ensinamentos da doutrina Nacionalista – Social convidam a todas as nações a abandonarem doutrinas de interpretação da evolução humana com base nos princípios espirituais tão somente; e também doutrinas que a interpretem do outro lado, ou seja, somente com os princípios materiais, pedindo que as nações desistam de considerar uma guerra mortal entre as forças espirituais e as forças materiais, como se isso fosse uma necessidade para o mundo; e para comungar conosco que a base do progresso humano é uma base espiritual- material ( Matéria-Espirito), e que a humanidade mais avançada é a que está ciente deste fundamento e busca construir seu futuro sobre ele.
Os entusiastas da filosofia materialista não podem dispensar o Espírito e sua filosofia e também os entusiastas da filosofia espiritualista não podem dispensar a Matéria e sua filosofia. ”
Assim eram : O poeta filosofo Gibran Khalil Gibran e o sociólogo filosofo Antoun Saadeh dois grandes gênios que foram obrigados a deixar o mesmo berço da civilização da humanidade mas nunca traíram aquele berço e continuaram fieis apesar dos enormes sofrimentos insuportáveis porque a filosofia dos dois disse : Quem trai a pátria mãe é capaz de trair todas as outras pátrias e nunca pode ser fiel para nenhuma pátria . o primeiro morreu longe dos seus pais sem desistir de lutar por um mundo de amor e o segundo foi assassinado pelas mãos de traidores de seu povo com ordens dos colonizadores porque nunca deixou de lutar por um mundo melhor , vida melhor , virtudes humanas e valores civilizadas para todas as nações .
A Síria de Gibran Khalil Gibran e de Antoun Saadeh é a mesma Síria de Jesus : Um ambiente natural distinto , fértil , criativo e generoso que deu a humanidade tudo que que pode melhorar o nível da vida humana de sabedorias ,ciências, conhecimentos , artes e virtudes a fim de estabelecer e fortalecer as raízes de amor , misericórdia , verdade , justiça e respeito de direitos de todas as criaturas deste mundo.
Diretor Cultural da associação Cultural Sírio – Brasileira
Youssef Mousmar