domingo , dezembro 15 2019
Home / Artigos / Dissertação de Mestrado -ANTOUN SAADEH E O PARTIDO NACIONALISTA SOCIAL SÍRIO

Dissertação de Mestrado -ANTOUN SAADEH E O PARTIDO NACIONALISTA SOCIAL SÍRIO

Querido Youssef,

Gostaria de fazer algumas alterações antes de lhe enviar, mas não terei tempo.

Notará que a tese central do escrito, em total consonância com Dr. Adel Beshara, é: Antoun Saadeh foi um pensador e homem público/político engajado contra o imperialismo e desenvolveu suas reflexões e partidos, visando criar uma Grande Síria unida, capaz de adquirir sua independência imediata, mas também de consolidar um Estado forte para não mais cair em mãos de invasores (e parece ser o que está acontecendo justamente nesse exato momento na Síria). Ele admoesta todo o povo a se unir em torno do nacionalismo social e contra as lealdades   sectárias características do Líbano, que já Gibran Khalil e autores cristãos do século XIX apontavam. Nesse intento, conforme o próprio Adel Beshara também reconhece, o autor dialogou com algumas correntes políticas da Europa de seu tempo, como os fascismos, a fim de formular o seu programa. A tese é que ele DIALOGOU e não COPIOU ou CONSTITUIU uma espécie de fascismo local. Critico os autores que apontam para isso, como Labib Yamak Zuwaiya e Daniel Pipes, por serem muito simplistas em suas colocações. Saadeh é uma das lideranças mais antigas na luta anticolonial e que formulou seu pensamento a partir de uma tradição de pensadores locais, como Butrus al-Bustani, Faris alShidiaq e os diversos defensores de uma Grande Síria antes dele.

 

Qualquer dúvida entre em contato,

Grande abraço

Fábio Bacila Sahd

Curitiba 05 / 04 /2012

 

AGRADECIMENTOS

Agradeço a oportunidade dada pela vida e por meus pais de concluir mais um passo rumo a um destino incerto, ora distante ora próximo, porém repleto de esperança e sonhos.

Quero agradecer também ao orientador, João Fábio Bertonha, pela confiança e dedicação.

Aos familiares e amigos, mortos e viventes, sobretudo àqueles que contribuíram para esse trabalho, tanto discutindo quanto nos momentos onde a vida aflora entre papos e tragos.

Agradeço especialmente a atenção de Youssef H. Mousmar, outrora amigo de meu falecido avô, e hoje um amigo sem o qual esta pesquisa jamais teria sido possível.

Agradeço a CAPES pelo financiamento da pesquisa. Por fim, agradeço Jamile Salim, cujo amor move meu coração e mantém viva em meu peito a chama da esperança.

Fabio Bacila Sahd

 

Para baixar e ver o Dissertação de Mestrado -ANTOUN SAADEH E O PARTIDO NACIONALISTA SOCIAL SÍRIO – portugues clique aqui

Check Also

Sem título

Jesus e Maomé são da mesma origem: Cananéia, Aramaica, Síria

De acordo com a interpretação correta dos ensinamentos do ALCORÃO, o verdadeiro crente na mensagem ...